Regras do Jogo SD Combate

História

O Combate é a versão brasileira do Stratego, originário de “La Haye” nos Países Baixos em 1940. Entretanto, o Stratego provém do jogo “L’Attaque”, inventado por Hermance Edan em Paris no ano 1908.

Tabuleiro

O tabuleiro é um quadriculado com dez casas na horizontal por dez casas na vertical. Existem dois lagos que ocupam 4 casas cada um. O espaço para cada jogador organizar o seu exército de 40 peças é de 10x4 casas.

Peças

Peças imóveis:
Peças móveis. Cada uma tem um número, que representa seu poder. Quanto maior o número, mais forte é.:

A corrida do soldado

O soldado pode andar em linha reta quantas casas quiser atacando ou não. Sendo a peça mais fraca ele desempenha um papel excelente como batedor, especialmente contra bombas e contra o espião.

O espião e o marechal

O espião é a peça mais fraca do jogo, no nível 1, e o marechal a mais forte, no nível 10. Se um espião atacar um marechal, este morre, mas se ao contrário, um espião for atacado por um marechal, é aquele que morre. Ou seja, entre o espião e o marechal, o que atacar vence.

Objetivo e regras

Cada um comanda seu exército, que tem por objetivo capturar a bandeira do exército inimigo. Uma outra forma de vencer é deixando o adversário sem movimentos legais (derrotando todas as suas peças móveis, por exemplo). Na eventualidade de um jogador ficar com as próprias peças "trancadas", se por exemplo, lhe restaram apenas peças cercadas por bombas dele mesmo, ele também perde a partida.Com exceção do soldado, das bombas e da bandeira, todas as peças se movem uma casa de cada vez, na horizontal ou na vertical. Nenhuma peça se move na diagonal. As bombas terrestres e a bandeira permanecem na mesma posição durante o jogo inteiro.

Fonte: Wikipedia.